Vista do Villa Branca Website Portal Jacareí Fanpage Portal Jacareí
Home | Cadastre sua Empresa | Créditos                                                                              Quarta, 20 de Fevereiro de 2019
Logotipo Portal Jacareí
Acesso à página principal


Criação e
Desenvolvimento



Tel. 12 3923.4600
Av. Dr. Mário
Galvão, 78
Centro - SJC/SP
12209-004
BUSCA DE EMPRESAS NO PORTAL >>  
Acesse também: São José dos Campos
O conteúdo publicado não expressa necessariamente a opinião do Portal e é de total responsabilidade do autor.

Campanha de prevenção: Higiene bucal ajuda a prevenir doenças cardiovasculares


19/04/2018 ( Caderno: Seção Saúde )

Muita gente não imagina, mas a prevenção de doenças cardíacas pode começar pela boca, ou seja, por meio da higiene bucal. Pesquisa do Incor (Instituto do Coração) de São Paulo aponta que cerca de 45% dos problemas de coração investigados tinham origem na cavidade bucal, devido a cáries com comprometimento do canal, gengivas inflamadas, restos de dente e abscessos. Para entender melhor a relação, vamos partir do início. Tudo começa com as doenças periodontais (da região onde se implantam os dentes), que se iniciam pela formação de placas bacterianas, restos de comida que não são eliminados pela escovação diária. Com isso, os dentes e o tecido ósseo ficam extremamente debilitados.

Ainda assim, a primeira manifestação do problema se dá pela gengivite, quando a gengiva fica muito sensível, inchada e com sangramentos. Entretanto, de acordo com o Dr. Márcio Carrera, dentista e sócio da Klimm Digital,  o quadro é facilmente tratado por meio de uma limpeza adequada.

O que é perigoso, na verdade, é quando a gengivite não é levada a sério pelo paciente. Com o passar do tempo, o problema se agrava, evoluindo para uma periodontite. Nessa fase já existe perda óssea e secreção com pus. “O maior fator de risco para esta doença é o depósito bacteriano na superfície do dente formada a partir dos restos de comida. Tais bactérias, por serem extremamente resistentes, podem migrar para a corrente sanguínea e atingir órgãos vitais, como o coração”, explica a dentista.

Além disso, como resposta à agressão microbiana, pode ocorrer uma liberação de células inflamatórias que afetam a integridade das artérias coronárias levando ao estreitamento desses vasos. “A reação também aumenta a viscosidade sanguínea e exacerba a formação de ateromas (placas de gordura).A aterosclerose é uma das principais causas das doenças cardiovasculares, como infarto e AVC”, completa Carrera.

A dica para prevenir esses problemas bucais é a mesma que ouvimos sempre: escovar os dentes pelo menos três vezes por dia com creme dental com flúor; usar fio dental todos os dias, pois somente a escova não consegue eliminar restos de alimentos, e ir ao dentista pelo menos uma vez por ano.

  Seção Saúde



E-MAILS DO PORTAL JACAREÍ

Anúncios/Cadastros/Contato/Cartas: cidade@jacarei.com.br
Editorial: imprensa@jacarei.com.br
Criação/Arte: agencia@mrpropaganda.com.br

Av. Dr. Mário Galvão, 78 - Centro - São José dos Campos - SP
Telefone: (12) 3923.4600 | Whatsapp: (12) 99713-7333 ou 99712-8419






+ Espaço do Consumidor
Imagem Locador de imóvel reclama a imobiliária de São José dos Campos o pagamento do IPTU atrasado
+ Matérias
Imagem No aeroporto, Globo Repórter embarca na temporada 2019. Assista ao vídeo
+ Turismo Diferente
Imagem Parque Bois de Boulogne em Paris, França


 
Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2005 - Todos os direitos reservados