Vista do Villa Branca Website Portal Jacareí Fanpage Portal Jacareí
Home | Cadastre sua Empresa | Créditos                                                                              Terça, 19 de Março de 2024
Logotipo Portal Jacareí
Acesso à página principal


Criação e
Desenvolvimento



Fale com a gente! 12 99713.7333
Av. Dr. Mário
Galvão, 78
Centro - SJC/SP
12209-004
BUSCA DE EMPRESAS NO PORTAL >>  
Acesse também: São José dos Campos
O conteúdo publicado não expressa necessariamente a opinião do Portal e é de total responsabilidade do autor.

Quebrando padrões de gênero: espaços

( Caderno: Arquitetura & Estilo )

Vivemos hoje em um mundo cada vez mais tecnológico e globalizado, fazendo-se necessário rever alguns conceitos conservadores como o propriamente masculino ou feminino. Com o avanço das pautas feministas e de igualdade de gênero, a quebra de certos tabus tem proporcionado a abertura de um caminho em direção a uma realidade mais igualitária, democrática e moderna. A arquitetura e o design não ficam de fora dessa pauta: e é isso que os ambientes "genderless" (sem gênero) da CASACOR vieram para mostrar.

As últimas edições do evento nos presentearam com projetos que quebram paradigmas e trazem ideias inovadoras para a área. Fica claro nas composições apresentadas que o importante não é se enquadrar em um estereótipo, mas, sim, ser aquilo que se é independente dos padrões. Confira abaixo os destaques desse estilo que virou tendência:

CASACOR São Paulo 2018: WC No Gender por Lisandro Piloni

Com seus significativos 30m², o WC No Gender (banheiro sem gênero) se destaca pelo claro uso de tecnologias e muitas cores para transmitir uma mensagem que questiona as ideias de sexualidade. Com os dizeres "Whatever you want" ("O que você quiser", em inglês) espelhados em neon na parede, e intervenções artísticas dentro e fora das cabines, é proposta uma reflexão sobre o corpo. O espelho, muito mais que uma forma de contemplação, torna-se um elemento de aceitação pessoal, já que não há distinção de público e o excêntrico é, notoriamente, muito bem-vindo.

CASACOR São Paulo 2018: Quarto de Bebê por MN Arquitetura

Com clima lúdico e cores neutras, essa decoração traz soluções práticas para o ambiente maternal e o máximo aproveitamento do espaço, tanto pelos adultos quanto pelas crianças. Utilizando-se de elementos que remetem à natureza, como cordas, pássaros em origami e também uma rede presa à arvore cheia de frutos, os profissionais fazem com que a vida contemporânea se preencha com uma essência simples. Sem preocupações, inclusive, de delimitar o ambiente como feminino ou masculino.

CASACOR Rio de Janeiro 2017: Loft (U) por Studio Ro+Ca

O nome desse ambiente manda a mensagem: "Loft" vem da palavra em inglês "undefined". Ou seja, sem definição, seja ela de gênero ou demais rótulos. Os profissionais Rodrigo Bezé, Carlos Carvalho e Caio Carvalho quiseram fazer um espaço aconchegante para um casal, seja ele composto por um homem e uma mulher, duas mulheres ou dois homens. Nada mais chique e contemporâneo que não se deixar levar por padrões.

CASACOR Franca 2017: Quarto Infantil Interativo por Adriana Fontana

Transcendendo gêneros, Fontana apresenta um espaço ideal para brincar e descansar. Tanto meninos quanto meninas podem (e devem) se divertir na parede de escalada, curtir as cores alegres que preenchem cada canto do ambiente e, claro, fazer uma tremenda bagunça com os diversos brinquedos que tomam as prateleiras. Até a mobília tradicional ganhou um toque jovem, a fim de transformar os mínimos detalhes em uma experiência lúdica.

Publicidade

 

Sobre a CASACOR

Empresa do Grupo Abril, a CASACOR é reconhecida como a maior e melhor mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas. O evento reúne anualmente prestigiados arquitetos, decoradores e paisagistas. Em 2018, são 17 praças nacionais: São Paulo, Bahia, Brasília, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina (Florianópolis e Itapema) e Ribeirão Preto. A mostra acontece ainda em quatro praças internacionais: Bolívia, Estados Unidos, Paraguai e Peru.

 

  Arquitetura & Estilo



E-MAILS DO PORTAL JACAREÍ

Anúncios/Cadastros/Contato/Cartas: cidade@jacarei.com.br
Editorial: imprensa@jacarei.com.br
Criação/Arte: agencia@mrpropaganda.com.br

Av. Dr. Mário Galvão, 78 - Centro - São José dos Campos - SP
Telefone: (12) 3923.4600 | Whatsapp: (12) 99713-7333 ou 99712-8419









+ Dicas do Portal
Imagem Dica do Portal: Assista ao Filme ZONA DE RISCO!


 
Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2005 - Todos os direitos reservados