Vista do Villa Branca Website Portal Jacareí Fanpage Portal Jacareí
Home | Cadastre sua Empresa | Créditos                                                                              Sexta, 19 de Abril de 2024
Logotipo Portal Jacareí
Acesso à página principal


Criação e
Desenvolvimento



Fale com a gente! 12 99713.7333
Av. Dr. Mário
Galvão, 78
Centro - SJC/SP
12209-004
BUSCA DE EMPRESAS NO PORTAL >>  
Acesse também: São José dos Campos
O conteúdo publicado não expressa necessariamente a opinião do Portal e é de total responsabilidade do autor.

O ranger ou apertar excessivo dos dentes pode ser causado por ansiedade e stress, influenciar no sono e desencadear dores de cabeça

( Caderno: Seção Saúde )

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), apontam que cerca de 30% da população mundial sofre de bruxismo e, no Brasil, a situação é ainda pior: 40% dos brasileiros convivem com a doença. Para o dentista Fábio Rodrigo Melo Souza de São José dos Campos –SP, o  bruxismo é uma disfunção caracterizada por um ranger ou apertar excessivo dos dentes - um ato involuntário que geralmente acontece durante o período noturno.

O bruxismo é considerado muito comum hoje em dia e afeta não só a estrutura dentária, mas, também pode influenciar no sono e até causar enxaquecas. Os principais sintomas são dores de cabeça ao acordar, dor prolongada nos músculos da face e desgastes na superfície dos dentes. “É um hábito que pode ser causado por diversos fatores, inclusive os emocionais como a ansiedade e o stress”, afirma  o cirurgião-dentista.

Ainda não há cura comprovada, porém, o bruxismo pode ser controlado com alguns tratamentos e acompanhamento especializado. Os tratamentos mais comuns são a acupuntura, a aplicação de toxina botulínica (Botox), provocando assim relaxamento nos pontos de gatilho do paciente, e ainda a utilização de placa dentária, que ameniza o contato entre os dentes durante o sono e reposiciona de forma correta a mandíbula. “Como em alguns casos o bruxismo pode se desenvolver em decorrência de problemas psicológicos, pode ser importante envolver outros especialistas no tratamento como, por exemplo, o psiquiatra ou psicólogo, para que seja realizado um trabalho multidisciplinar”, explica.

O especialista ressalta ainda algumas características dos dois tipos mais comuns de bruxismo: “O ranger acontece no período noturno, durante o sono e provoca abrasão e desgaste dos dentes”, explica o Dr. Fábio acrescentando que “já o apertar, pode causar fortes dores musculares e cansaço físico muito grande durante o dia, já que a musculatura estará exausta devido as dores nas articulações”.

Dr. Fábio Rodrigo de Castro Melo Souza: Cirurgião dentista graduado pela Universidade Cruzeiro do Sul – SP em 2001, com pós-graduação em prótese dentária pela Uninga – CEO. Atua em clínica geral odontológica, endodontia, cirurgia e implantes, próteses, estética, microscopia odontológica.


Fonte: Assessoria de Imprensa - Mayra Barreto Cinel – Comunicação


  Seção Saúde



E-MAILS DO PORTAL JACAREÍ

Anúncios/Cadastros/Contato/Cartas: cidade@jacarei.com.br
Editorial: imprensa@jacarei.com.br
Criação/Arte: agencia@mrpropaganda.com.br

Av. Dr. Mário Galvão, 78 - Centro - São José dos Campos - SP
Telefone: (12) 3923.4600 | Whatsapp: (12) 99713-7333 ou 99712-8419











 
Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2005 - Todos os direitos reservados