A programação da próxima semana do Belas Arte À La Carte está mais do que especial! Na quinta-feira, 25 de novembro, chegam cinco novos filmes que passam a integrar o catálogo do streaming, e a partir de sexta-feira, 26.11, tem início a última - e super especial - edição do Cine Clube Italiano.
Diversa e para todos os gostos, as estreias prometem vai agradar os fãs de comédia com “Terapia do amor” (2006), de Ben Younger, com Uma Thurman e Meryl Streep no elenco; também estará disponível o drama franco-espanhol “O artista e a modelo” (2012) longa que reflete sobre a arte e o processo de criação e é dirigido por Fernando Trueba (cineasta vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1994 por 'Belle Époque'); “Vidocq, um escândalo em Paris” (1946), filme baseado na história de Eugène-François Vidocq (1775-1857), um famoso criminoso e criminalista francês cuja vida inspirou diversos livros de escritores como Victor Hugo, Honoré de Balzac, Edgar Allan Poe e Conan Doyle; a estreia nacional da semana é “Carreiras”, premiado longa de Domingos de Oliveira, com Priscilla Rozenbaum, Domingos de Oliveira e Maria Ribeiro no elenco, que aborda uma jornalista, âncora de televisão, que acaba de perder seu status dentro da emissora em que trabalha. E para fechar, o À LA CARTE traz “Narciso Negro”, (1947) filme vencedor do Oscar nas categorias de Melhor Fotografia e Melhor Direção de Arte. O drama britânico é dirigido pela dupla Michael Powell e Emeric Pressburger (“Neste mundo e no outro” e “Sapatinhos Vermelhos”, também disponíveis no À LA CARTE), e é uma adaptação do livro homônimo de Rumer Godden, publicado na Inglaterra em 1939.
Publicidade
Na sexta-feira, 26 de novembro, tem início a última edição do Cine Clube Italiano. Realizada em parceria com o Instituto Italiano de Cultura de São Paulo, a programação acontece gratuitamente até 2 de dezembro, e exibe “Duas Famílias” (2020), de Pietro Castellitto. No dia 1º de dezembro, às 18h30, acontece um bate-papo ao vivo sobre o filme no canal do YouTube do À LA CARTE.
Confira abaixo as sinopses dos filmes e mais informações sobre o Cine Clube Italiano.
Terapia do amor (Prime)
EUA, 2006, Comédia, 105 min, 12 anos
Direção: Ben Younger
Elenco: Uma Thurman, Meryl Streep, Bryan Greenberg
Sinopse: Rafi Gardet é uma empresária divorciada, católica, de 37 anos e apaixonada por David, um artista judeu de 23 anos. Com a ajuda de sua terapeuta, a Dra. Lisa Metzger, Rafi tenta superar suas inseguranças e aceitar a diferença de idade entre ela e David. Porém, quando Lisa aprende mais sobre o novo amor de sua cliente, ela descobre que é David, seu filho. Como Lisa tenta separar o casal, Rafi e David temem que eles não são certos um para o outro.
O artista e a modelo (El Artista Y La Modelo)
Espanha | França, 2012, Drama, 105 min, 14 anos
Direção: Fernando Trueba
Elenco: Jean Rochefort, Aida Folch, Claudia Cardinale
Sinopse: Um cultuado escultor aposentado vive com a esposa no interior da França, próximo da fronteira da Espanha. Quando ela oferece abrigo a uma espanhola fugitiva do regime de Franco, a jovem passa a viver no ateliê do artista que vai recuperando a vontade de trabalhar, usando a hóspede como modelo
Curiosidades: O diretor Fernando Trueba tinha esse projeto guardado desde 1990 e, inicialmente, ele faria o filme em parceria com Máximo, seu irmão escultor, mas ele morreu e Fernando desistiu de tudo até 2010. Fernando Trueba já pensava em fazer esse filme há anos, mas só depois que Jean Rochefort, o ator escolhido para protagonista, o chamou e disse que ia se aposentar, Trueba finalmente decidiu fazê-lo imediatamente.
Vidocq, um escândalo em Paris (A scandal in Paris)
EUA, 1946, Aventura, 100 min, 12 anos
Direção: Douglas Sirk
Elenco: George Sanders, Signe Hasso, Carole Landis
Sinopse: Nascido em uma prisão francesa em 1775, François Eugène Vidocq se torna um ladrão profissional e mais tarde é nomeado chefe da polícia parisiense.
Curiosidades: Filme baseado na história de Eugène-François Vidocq (1775-1857), um famoso criminoso e criminalista francês cuja vida inspirou diversos livros de escritores como Victor Hugo, Honoré de Balzac, Edgar Allan Poe e Conan Doyle. A vida de Eugène-François Vidocq serviu de base para a construção dos personagens Jean Valjean e Javert de "Os Miseráveis" (1862), de Victor Hugo. O corroteirista Ellis St. Joseph (1911–1993) escreveu diversos episódios para famosas séries televisivas, entre elas "Batman e Robin" (1966) e "Túnel do Tempo" (1966).
Narciso Negro (Black Narcissus)
Reino Unido, 1947, Drama, 100 min
Direção: Michael Powell, Emeric Pressburger
Elenco: Deborah Kerr, Emeric Pressburguer, Kathleen Byron, Jean Simmons
Sinopse: Um grupo de freiras anglicanas liderado pela irmã Clodagh (Deborah Kerr) é enviado aos Himalaias. O clima na região é hostil e as irmãs são abrigadas em um palácio antigo. Elas trabalham para estabelecer uma escola e um hospital, mas lentamente o foco começa a mudar. A irmã Ruth (Kathleen Byron) se apaixona por um funcionário do governo, Sr. Dean (David Farrar), e começa a questionar seu voto de celibato, enquanto a irmã Clodagh se deixa levar pelas suas próprias memórias de amor.
Curiosidades: Vencedor do Oscar nas categorias de Melhor Fotografia e Melhor Direção de Arte. Os cenários do filme eram fotografias em preto e branco ampliadas, brilhantemente trabalhadas pelo Departamento de Arte que deu a elas um maravilhoso colorido usando giz pastel. O diretor de fotografia Jack Cardiff disse que a iluminação e a paleta de cores do filme foram inspiradas nas obras do pintor holandês Vermeer, do século XVII, e o resultado na tela levou um executivo da corporação Technicolor a afirmar que este filme foi o melhor exemplo do processo Technicolor.
Carreiras
Brasil, 2005, Drama, 72 min
Direção: Domingos de Oliveira
Elenco: Priscilla Rozenbaum, Domingos de Oliveira, Maria Ribeiro e Paulo Carvalho
Sinopse: Cheirando gramas de cocaína, Ana Laura, 40 anos, linda e bem informada, âncora de televisão, enfrenta sua “longa noite de loucuras” tentando romper com o “sistema”. Sua mágoa é ter perdido seu status dentro da emissora em que trabalha, sendo agora preterida por moças mais jovens. No raiar da manhã, uma surpresa a espera, fazendo reverter o rumo dos acontecimentos.
Curiosidades: Livremente inspirado na peça “Corpo a Corpo” de Oduvaldo Vianna Filho. Priscilla Rozenbaum ganhou o prêmio de Melhor Atriz no FIC Brasília 2005 e do Kikito de Melhor Atriz no 33º Festival de Gramado 2005. "Carreiras" foi o vencedor do prêmio de Melhor Filme no Festival de Cinema Brasileiro de Paris 2006.
|