Vista do Villa Branca Website Portal Jacareí Fanpage Portal Jacareí
Home | Cadastre sua Empresa | Créditos                                                                              Sábado, 27 de Abril de 2024
Logotipo Portal Jacareí
Acesso à página principal


Criação e
Desenvolvimento



Fale com a gente! 12 99713.7333
Av. Dr. Mário
Galvão, 78
Centro - SJC/SP
12209-004
BUSCA DE EMPRESAS NO PORTAL >>  
Acesse também: São José dos Campos
O conteúdo publicado não expressa necessariamente a opinião do Portal e é de total responsabilidade do autor.

General Motors atinge nível ouro em certificação de biodiversidade em todas suas unidades na América do Sul

( Caderno: Meio Ambiente )

Participação no programa WHC é voluntária e é resultado
do comprometimento da companhia
com a
conservação da biodiversidade e sustentabilidade
nos locais em que atua


A General Motors atingiu a certificação ouro do Wildlife Habitat Council (WHC) em todas as suas unidades na América do Sul. Este reconhecimento é resultado do comprometimento da empresa com a conservação da biodiversidade. As fábricas de Sorocaba e Mogi das Cruzes, no estado de São Paulo, e Quito, no Equador, foram as mais recentes a receber o reconhecimento no nível mais alto do WHC, realizado em 2023. A participação da GM no programa é voluntária e está totalmente alinhada à estratégia de Sustentabilidade da companhia.

Publicidade

O WHC é uma ONG internacional que atua no engajamento e conscientização de empresas em relação à conservação do meio ambiente e da biodiversidade. A certificação reconhece uma série de projetos, como paisagismo nativo, restauração de áreas verdes, monitoramento de insetos, plantas e animais, eventos comunitários, entre outros, e avalia as iniciativas corporativas a longo prazo que trazem benefícios contínuos.

Uma das iniciativas de destaque, que inclusive foi finalista do concurso global do WHC, é o evento de educação ambiental para escoteiros, realizado pela unidade de Sorocaba. Com o objetivo de contribuir com a educação das novas gerações, considerando o foco da companhia em um futuro sustentável, o projeto contemplou aula teórica para crianças sobre a importância da biodiversidade e a diferença entre biomas e espécies. Também foi realizada uma etapa prática, na qual os escoteiros foram conhecer as áreas verdes da unidade para identificar o estágio de maturação das espécies das árvores Ipê do local.

Mais um projeto que pode ser destacado é o que foi realizado na fábrica de Mogi das Cruzes, que teve o objetivo de educar mais de 360 alunos das escolas da comunidade ao redor da GM sobre o papel dos insetos para o meio ambiente. Eles tiveram a oportunidade de aprender o que é o hotel de insetos, construindo o layout de uma versão em miniatura para ser incluída no local.

Outro exemplo de iniciativa de sucesso é o Hotel de Insetos, que está em todas as fábricas da GM da América Latina. Desenvolvido com a meta de abrigar e preservar diferentes espécies de insetos polinizadores, importantes agentes do equilíbrio do ecossistema, e de promover a interação entre os colaboradores. O hotel de insetos de São Caetano do Sul, por exemplo, foi desenvolvido sobre a lateral de um automóvel Chevrolet Montana. Esta ação foi considerada pelo WHC a melhor do mundo em três categorias: Melhor Hotel de Insetos Geral, Melhor Hotel de Insetos Extragrande e Melhor Uso de Materiais Recicláveis na categoria Extragrande.

Mais uma ação de destaque foi o projeto realizado na unidade de Quito, no Equador, de preservação e recuperação do paramos andinos, um ecossistema exclusivo da região que desempenha um importante papel no ciclo da água local. Foram realizadas iniciativas como a melhora da qualidade da água, a regulação hídrica das bacias hidrográficas relacionadas ao paramos, o aumento do armazenamento de carbono e campanhas de educação ambiental. Esse foi o projeto mais pontuado da região, contribuindo para atingir o nível ouro na classificação.

Atualmente, a GM América do Sul tem 115 projetos em andamento que são avaliados pelo WHC e contemplam educação ambiental e preservação de habitat e de espécies. Desde o início da participação da empresa, já foram impactados cerca de 11 mil estudantes e professores por meio de eventos de conscientização e foram mapeadas mais de 500 espécies de plantas e de cerca de 300 animais nas unidades da GM.

A sustentabilidade na GM

Com um papel importante no processo de transformação e evolução do segmento automotivo, a GM está abraçando a oportunidade e a responsabilidade de criar um mundo melhor ao perseguir um futuro com zero acidente, zero emissão e zero congestionamento. Todo o plano de negócio global da companhia é direcionado a partir de diretrizes da agenda ESG; uma das principais metas, inclusive, é tornar todas as suas operações e produtos neutros em carbono até 2040. Para isso, está investindo 35 bilhões de dólares em 30 novos modelos elétricos até 2025. A empresa também já anunciou que irá eliminar as emissões de novos veículos leves até 2035.

A GM já adota uma série de processos sustentáveis nas fábricas. No Brasil e na América do Sul todas as operações são Zero Aterro, isto é, nenhum resíduo é enviado para aterro sanitário, tudo é reciclado, reaproveitado ou coprocessado. As unidades de São Caetano do Sul (SP) e de Joinville (SC) contam com painéis solares que geram energia para o aquecimento de água.

Além disso, a GM apoia programas de proteção aos biomas presentes no Brasil. Em 2022, deu início à parceria com o programa Felinos Pantaneiros, iniciativa do Instituto Homem Pantaneiro dedicado à conservação da onça pintada, e passou a colaborar com a Conservation International Amazônia, para recuperação do bioma na região do Tapajós. Além disso, a GM possui uma parceria que já dura mais de 20 anos com a Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS), que atua na conservação da Mata Atlântica no litoral norte do Paraná.


Fonte: GM / Fotos Divulgação


  Meio Ambiente



E-MAILS DO PORTAL JACAREÍ

Anúncios/Cadastros/Contato/Cartas: cidade@jacarei.com.br
Editorial: imprensa@jacarei.com.br
Criação/Arte: agencia@mrpropaganda.com.br

Av. Dr. Mário Galvão, 78 - Centro - São José dos Campos - SP
Telefone: (12) 3923.4600 | Whatsapp: (12) 99713-7333 ou 99712-8419









+ Dicas do Portal
Imagem Dica do Portal, O filme: GARFIELD - Fora de Casa!


 
Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2005 - Todos os direitos reservados