Deer Cave a maior caverna de passagem do Mundo (UNESCO) - Bornéo Malásia de onde saem os milhões de morcegos diariamente.
Todas as tardes, invariavelmente às 18 horas, milhões de morcegos saem aos bandos da boca da gigantesca caverna Deer Cave em busca de alimento.
A coreografia ondulante, como a fumaça de uma chaminé, cruza o céu de Mulu, formando uma trilha negra flutuante.
Nada menos que 3 milhões dessas criaturas notívagas habitam a Deer Cave, enfurnados nas cavidades do teto.
Localizada nas montanhas de Mulu, na luxuriante selva de Sarawak, em Bornéu, na Malásia, Deer Cave é a maior caverna de passagem do mundo e também uma das mais espetaculares.
A caverna fica dentro do Parque Nacional Gunung Mulu, e foi tombada pela UNESCO, como Patrimônio da Humanidade.
Depois de uma caminhada de 4 quilômetros em meio à floresta, chega-se à entrada da caverna. Assim que os olhos vão se acostumando com a penumbra de suas entranhas, já é possível divisar sua grandiosidade. As dimensões são de tal proporção, que mais parece uma montanha oca com tamanho suficiente para cobrir uma cidade.
Um perfil de um ex-presidente americano na caverna?
No alto à direita da entrada, existe uma fenda com uma formação tão bizarra quanto interessante, onde, de um determinado ponto de observação, se vê o perfil idêntico do ex-presidente dos Estados Unidos Abraham Lincoln. Ali, é o "pit stop" predileto dos fotógrafos, e acabou virando cartão postal da caverna.
No observatório, do lado de fora da caverna, dezenas de turistas, vindos de todas as partes do mundo, aguardam, a cada tarde, a "Dança dos Morcegos" com sua fabulosa coreografia.
Márcia Pavarini
Ao longo de vários anos Márcia Pavarini percorreu o mundo viajando por todos os continentes e até aos Pólos. Foi anotando suas aventuras em diários que, hoje, perfazem aproximadamente 5.000 páginas. Ela esteve, até agora, em 240 países, de acordo com o critério de contagem da Travelers Century Club TCC. Na Coluna “Diário das 1001 Viagens” Márcia Pavarini divide com os internautas, do Portal, as experiências vivenciadas durante suas andanças.