Vista do Villa Branca Website Portal Jacareí Fanpage Portal Jacareí
Home | Cadastre sua Empresa | Créditos                                                                              Quinta, 28 de Março de 2024
Logotipo Portal Jacareí
Acesso à página principal


  • Envie uma mensagem para Marcia Pavarini...
  • Outras matérias já publicadas...


    Exclusivo: Márcia Pavarini registra momentos turbulentos na Venezuela
    Postado em 04/12/2007

    “O consumismo é uma corrupção à alma”: Hugo Chavez

    Texto e fotos
    Márcia Pavarini

    Em recente visita à Venezuela, conversei com representantes da classe média e média baixa, e com empresários atados financeiramente ao sistema pseudo democrático de Hugo Chavez que,  em nome da revolução Bolivariana, estende cada vez mais os tentáculos do poder.   Em uníssono, demonstraram-se contra a reforma da constituição sancionada em 2 de novembro passado, a qual, para a felicidade de muitos e desapontamento de outros, foi  rejeitada em referendum neste  último domingo, 2 de dezembro.

    Hoje, qualquer empresário, venezuelano ou não, radicado no país que queira comercializar a sua empresa, ou qualquer proprietário que queira desfazer-se de seu imóvel, deverá vendê-lo a um simpatizante do partido “Chavista”, caso contrário, não vencerá os entraves burocráticos do governo de Hugo Chavez para a realização do negócio.

    A nova Constituição, caso fosse aprovada, ampliaria ainda mais a interferência do governo em assuntos privados.  

    O consumismo é assinalado pelo governo como uma corrupção à alma. Entretanto, o povo acredita que a ordem é ligeiramente ao contrário: que a alma dos aliados do governo se corrompe para ser consumista sem haver logrado os êxitos econômicos e produtivos que os altos níveis de consumo requerem.

    Mas, como diz um princípio político: “Não há discurso mais poderoso para dissuadir a um revolucionário do que um bom pedaço de carne de primeira ou um bom whisky escocês”, o sistema deve seguir corrompendo dentre os afetos ao processo e  seguir promovendo o consumismo entre eles, bem como, iludindo a maioria dos pouco letrados que apostam na redenção baseados em promessas populistas.

    Pela esquerda ou pela direita, pela revolução ou pela reforma, seja Cuba ou Coréia do Norte, a conduta consumista e corrupta dos líderes políticos da revolução Venezuelana, assim como sua pouca produtividade, está contra a pregação ideológica  que impossibilita a implementação  de qualquer dos modelos propostos. 


    Fonte: Texto e fotos Márcia Pavarini


  • Publicações mais recentes...

    O que fazer em Rodes, na Grécia
    Descobrindo a Itália - Sardenha, a remota ilha dos atuns!
    China - Encantos do País do Dragão

    Márcia Pavarini
    Ao longo de vários anos Márcia Pavarini percorreu o mundo viajando por todos os continentes e até aos Pólos. Foi anotando suas aventuras em diários que, hoje, perfazem aproximadamente 5.000 páginas. Ela esteve, até agora, em 240 países, de acordo com o critério de contagem da Travelers Century Club TCC. Na Coluna “Diário das 1001 Viagens” Márcia Pavarini divide com os internautas, do Portal, as experiências vivenciadas durante suas andanças.








     
    Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2005 - Todos os direitos reservados