Vista do Villa Branca Website Portal Jacareí Fanpage Portal Jacareí
Home | Cadastre sua Empresa | Créditos                                                                              Terça, 19 de Março de 2024
Logotipo Portal Jacareí
Acesso à página principal


  • Envie uma mensagem para Marcia Pavarini...
  • Outras matérias já publicadas...


    Vai viajar para o exterior? Leia algumas recomendações... Por Marcia Pavarini
    Postado em 22/06/2009

    “Viajar” vai muito além de eleger o destino, comprar as passagens e arrumar as malas. Uma viagem deve ser encarada como um projeto empresarial e, para tanto, precisa de pesquisa e planejamento em vários departamentos, como no administrativo, (quem vai organizar a viagem? quem vai pesquisar sobre os locais a serem visitados?), no financeiro (quanto dinheiro em caixa disponho para tal viagem, quanto posso gastar?), no logístico (qual o meio de locomoção mais adequado, qual o roteiro mais lógico?),  no marketing(como vou registrar minhas experiências: em fotos, filmes, diários, quem será o público alvo?); no de recursos humanos, (será uma viagem “solo”?  quem devo escolher como parceiro de viagem? No caso de um casal, como serão dividas as tarefas: quem vai fazer os contatos, as reservas dos Hotéis?, verificar os vistos, documentação, passagens, etc...).

    Um bom planejamento pode evitar imprevistos desagradáveis e proporcionar tranquilidade para o viajante.

    Aqui vão algumas dicas de visto que podem ser úteis na hora de planejar uma viagem.

    Nos últimos anos, a maioria dos países no mundo tem adotado medidas mais rígidas no controle de entrada e circulação de estrangeiros nos seus territórios. Por isso, quando você for viajar ao exterior, a lazer, estudo ou trabalho, cuidados redobrados devem ser tomados antes da sua partida. Seguem algumas recomendações:

    • Cada país usa diferentes critérios e exigências para a entrada e permanência de estrangeiros. Certifique-se junto à Embaixada ou Consulado do país para onde for viajar sobre quais são esses requisitos, dependendo do objetivo da sua viagem.

    • Não viaje com visto de turista caso seu objetivo seja estudar ou trabalhar no país de destino. Você poderá ser preso e deportado.

    • Alguns países não exigem visto para turistas brasileiros. Essa dispensa não serve para quem for estudar ou trabalhar.

    • Ter um visto ou estar dispensado do visto não dá direito à entrada automática naquele país. A decisão final sobre sua entrada somente é dada no ponto de entrada pela autoridade migratória. É decisão soberana de todo país aceitar ou não a entrada de cada estrangeiro no seu território. A desconfiança sobre os reais motivos da ida ao país é motivo suficiente para não permitir a entrada do estrangeiro. Adote sempre tom respeitoso e evite cair em contradições nos contatos com as autoridades estrangeiras.

    • Da mesma forma, as Embaixadas e Consulados não são obrigados a dar os vistos solicitados. A recusa em conceder um visto não necessita ser justificada.

    • Desconfie de intermediários que prometem levar você a algum país sem os documentos exigidos. Trata-se de imigração ilegal e você poderá acabar preso naquele país.

    • O tempo que você poderá ficar no país de destino será determinado pela autoridade migratória no ponto de entrada. Verifique bem qual foi o prazo autorizado no seu caso.

    • Leve consigo os endereços e telefones das Embaixadas e Consulados brasileiros no seu país de destino. Em caso de dificuldade não hesite em contatá-las.

    • Caso venha a ser detido por alguma autoridade estrangeira, você tem o direito de pedir para telefonar para sua Embaixada ou Consulado. Faça uso desse direito!

    • Quando viajar, leve sempre cópia dos seus documentos (carteira de identidade, título de eleitor, certificado de alistamento militar, certidão de nascimento ou casamento). Eles serão necessários para tirar novo passaporte no exterior em caso de extravio do anterior.

    • Todos os países adotam penalidades extremamente rigorosas de punição ao tráfico de drogas, sendo que alguns países aplicam a pena de morte a casos assim, independentemente do alegado desconhecimento quanto à legislação local.

    • Não viaje para regiões conflagradas ou conturbadas. Na dúvida, consulte antes o Ministério das Relações Exteriores.


    Fonte: Fonte: Divisão de Assistência Consular (DAC)


  • Publicações mais recentes...

    O que fazer em Rodes, na Grécia
    Descobrindo a Itália - Sardenha, a remota ilha dos atuns!
    China - Encantos do País do Dragão

    Márcia Pavarini
    Ao longo de vários anos Márcia Pavarini percorreu o mundo viajando por todos os continentes e até aos Pólos. Foi anotando suas aventuras em diários que, hoje, perfazem aproximadamente 5.000 páginas. Ela esteve, até agora, em 240 países, de acordo com o critério de contagem da Travelers Century Club TCC. Na Coluna “Diário das 1001 Viagens” Márcia Pavarini divide com os internautas, do Portal, as experiências vivenciadas durante suas andanças.






    + Dicas do Portal
    Imagem Dica do Portal: Assista ao Filme ZONA DE RISCO!


     
    Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2005 - Todos os direitos reservados