Vista do Villa Branca Website Portal Jacareí Fanpage Portal Jacareí
Home | Cadastre sua Empresa | Créditos                                                                              Quinta, 28 de Março de 2024
Logotipo Portal Jacareí
Acesso à página principal


  • Envie uma mensagem para Marcia Pavarini...
  • Outras matérias já publicadas...


    Terra Ronca - A rota das Cavernas (Por Márcia pavarini)
    Postado em 19/10/2012

    Texto e fotos
    Márcia Pavarini


    600 milhões de anos atrás, a natureza se encarregava de formar uma das mais espetaculares atrações subterrâneas do hemisfério sul: as Cavernas de “Terra Ronca”, hoje consagradas como um  dos maiores  complexos espeleológicos,não só do Brasil, como da América Latina e também do mundo.

    FOTO 037 + 042

    O nome do Parque soa estranho: “Terra Ronca”. A expressão deriva do rugido dos rios que atravessam as cavernas,e do burburinho das cachoeiras que despencam em suas entranhas.

    Camufladas entre a paisagem ressequida do cerrado, e emolduradaspelo suave contorno da Serra Geral de Goiás, as cavernas do Parque, oferecem um ecoturismo de grande aventura, recheado de emoção e adrenalina.

    Pouco conhecido e quase inexploradoo Parque de Terra Ronca vem despertando interesse de espeleólogos, geólogos, biólogos, turistas, e, particularmente,dos aventureiros, amantes da natureza e dos esportes radicais.

    No complexo, estão grandes sistemas de cavernas do Brasil. São mais de 60 cavernas “molhadas” atravessadas por rios, e 200 “cavernas secas”, mas apenas algumas foram exploradas,entre elas a Angélica, Terra Ronca I e II, São Vicente, São Bernardo, Lapa do Bezerra e São Mateus.

    Sete delas constam da lista das trinta maiores cavernas do Brasil. A Angélica, com 14.100 metros de extensão é a 4ª colocada do país.São várias cavernas esculpidas por rios, com formações moldadas durante milhões de anos, desde que a região era banhada pelo mar, no período Pré-Cambriano superior.

    O parque da Terra Ronca foi criado em 1989 para preservar o complexo de cavernas,berço de incríveisformações calcárias,como as gigantescas colunas de estalactites, estalagmites (formadas por gotinhas impregnadas por calcário que pingam por milhares e milhares de anos).


    Foto: Marcelo Notare

    As nascentes de águas límpidas, que correm dentro das grutas, oferecem um espetáculo à parte:os “bagres cegos”, que por viverem na escuridão das cavernas, ficaram albinos e cegos. Até nas pocinhas é possível ver essa rara espécie de peixe, cuja atrofia dos órgãos da visão e a despigmentação, representam não apenas um exemplo vivo de uma fauna ameaçada de extinção, mas um patrimônio genético inigualável para estudos sobre a evolução biológica das espécies.

    A região do parque fica no Planalto Central Brasileiro, a noroeste de Goiás, na divisa com o estado da Bahia. A melhor opção para se chegar até o Parque de Terra Ronca é partir da Capital Federal rumo ao nordeste Goiano. Seguindo pela BR 020, o caminho é por Formosa, Alvorado do Norte e Posse. Em Posse, deixa-se a BR 020 em direção a Guarani de Goiás. O Parque de Terra Ronca fica aproximadamente 40km de Guarani de Goiás.

    A cidade base para esse santuário natural subterrâneo é São Domingos, que fica 400km de Brasília e aproximadamente uns 50km de distância das cavernas.

    Muitos preferem se hospedar em pousadas rurais e familiares(algumas bem simples) no povoado de São João Evangelista, ou em campings mais próximos das cavernas. Todavia, conhecer ou se hospedar na histórica cidade de São Domingos é uma experiência que vale a pena.

    São Domingos tem sua origem relacionada com o garimpo do ouro no século 17º. O cartão postal da cidade são os casarões e a Matriz de São Domingos, do século 19º.  São Domingos é banhada pelos rios: Maravilha e São Domingos, cuja represa formou um lago, onde as famílias fazem piquenique e a criançada se diverte em suas prainhas.

    A pequena cidade de São Domingos oferece pouca infraestrutura de turismo para a exploração das cavernas, e o visitante deve estar imbuído de espírito de aventura para enfrentar as esburacadas estradas de terra. Mas acredite, o passeio lhe trará grandes recordações e qualquer dificuldade será apenas um detalhe.


    Caverna Terra Ronca, a mais famosa do parque

    A Caverna “Terra Ronca”, que deu nome ao parque, é a mais importante e espetacular caverna do complexo e também a mais visitada. A Terra Ronca é dividida em Terra Ronca 1 e 2, em razão de um desabamento ocorrido há milhares de anos que dividiu o acesso da caverna em dois.

    A visão da gigantesca boca da Terra Ronca1é dramática. O vão de entrada atinge fenomenais 96 metros de altura e 120 metros de largura, com salões medindo 760 metros de comprimento com100 metros de altura, onde ocorre anualmente a cerimonia religiosa de Bom Jesus da Lapa.

    Com uma abertura dessa magnitude, a claridade do sol ilumina caverna adentro por uma centena de metros.



    Conforme a escuridão vai tomando conta do ambiente, a tímida beleza desse sombriomundo subterrâneo passa a se revelar grandiosa sob a débil chama da luz de carbureto do guia, e as formações passam a representar figuras simulando flores, fungos, colunas, castelos, bolos de marshmallow, asas de anjo, cortinas, imagens, cérebros, catedrais... uma infinidade de formas que ficam à mercê da imaginação.


    Depois de cruzar a Terra Ronca 1 (por vezes atravessando o  rio da Lapa pela cintura), uma caminhada leva à Terra Ronca2, outra fenomenal boca com 120m de altura. Um percurso de mais ou menos 1 km pelo interior da gruta, leva aos pontos de maior interesse como: o Oco das Araras,(que é um lugar fantástico, onde vivem as araras), margeado por uma dolina (quenion) com 80m de altura.


    O que mais se destaca na Caverna Terra Ronca 2é o Salão dos Namorados. No último trecho, umsalão abre-se com 500m de diâmetro e aproximadamente 100m de altura, completamente adornado por imensas estalactites e estalagmites, colunas, ninhos de pérolas calcárias (aeólitos), flores de aragonita etravertinos.É comovente ver as delicadas "flores" de calcita, que mais parecem de porcelana, forrando a parede crua da rocha.

    A CAVERNA ANGÉLICA é uma das mais belas e também a de mais fácil acesso, com 14km de desenvolvimento e inúmeros espeleotemas. Apenas alguns quilômetros da caverna Angélica estão disponíveis para o turismo.


    Foto: Wagner Oliveira

    Já na Caverna SÃO BERNARDO o destaque é o chamado Salão das pérolas, com ninhos de pérolas formados por bolinhasmuitobranquinhas, tão perfeitas que parecem feitas à mão.

    A Caverna SÃO VICENTEé a mais radical, uma vez que o acesso é feito por rapel, numa descida vertical de aproximadamente 40 metros de altura, por isso, é considerada a caverna com maior nível de dificuldade do complexo de Terra Ronca.

    O buraco de entrada da São Vicente mede aproximadamente 60 metros de largura, por onde recebe o rio São Vicente, que é formado por 12 cachoeiras no interior da caverna. Fenômeno raríssimo!

    A caverna São Vicente constitui uma paisagem incrível com vários salões superiores, formações de travertinos e grande variedade de estalagmites e estalactite. Sua Boca de entrada constitui excelente via de descida para rappel.

    CAVERNA SÃO MATEUS ...Ao mesmo tempo impressiona e assusta
    A Caverna de São Mateus foi considerada, até pouco tempo, a maior do Brasil, perdendo para a Toca da Boa Vista (97300m), na Bahia. A partir do povoado de São João Evangelista, indo para a cidade de Guarani de Goiás/GO, entra-se à direita numa estradinha de terra, que só os guias conseguem achar, já que não há indicação de placas.


    Para visitá-la é preciso uma caminhada de aproximadamente 4 quilômetros por vegetação de cerrado e mata de galeria. Próximo à boca da caverna há uma íngreme descida que leva até uma estreita fenda de entrada.


    A entrada, propriamente dita, da caverna é um arco abobadado com uns 80 metros de altura, indicando que em época remota houve um desmoronamento. As rochas do desabamento vão forrando a descida íngreme até a boca. Quem olha de cima, não vê abertura de entrada.

    O vão de ingresso à caverna de São Mateus é como se fosse um poço, praticamente vertical, que mergulha na escuridão pelas entranhas da caverna.

    No buraco, só passa um corpo (não avantajado) e sem a mochila. Uma vez vencidos os obstáculos rochosos da entrada, um imenso salão abre-se, e a caverna mostra sua face frágil e suave, com delicadas formações calcárias.

    A imaculada escuridão só é deflorada pela chama tremulante do carbureto (acoplado ao capacete do guia) que vai iluminando cada salão projetando sombras fantasmagóricas. Nessa hora se vê a vantagem do carbureto sobre as lanternas que só iluminam um foco.

    À medida que se adentra nas galerias da Caverna de São Mateus, surgem as espetaculares formações que pendem do teto em forma de agulhas, palitos finos e frágeis. Nada se ouve ali dentro, além das batidas do coração.

    São Mateus é uma das cavernas mais ricas em espeleotemas do Brasil. Por dentro da caverna corre o rio São Mateus - que dá o nome à caverna.  São Mateus ao mesmo tempo impressiona e assusta. Há túneis por onde o visitante atravessa com água até a cintura e imensas catedrais repletas de monumentais colunas, asas de anjo e uma infinidade de figuras calcárias multicoloridas. Quando o rio São Mateus está claro, é possível ver os bagres albinos que costumam aparecer na prainha das dunas, atraídos pela luz dos carburetos, em busca de insetos.

    Terra Ronca é um parque envolvente e misterioso. Ao desvendar as entranhas da terra, atravessar salões com estonteantes formações calcárias e deslumbrar a ousadia da natureza, de repente você se dá conta de que está adentrando em outro mundo, como se fosse uma viagem ao centro da Terra.

    Enfim, Terra Ronca é um silencioso e encantador mundo subterrâneo, que hipnotiza e arrebata o visitante com suas surpreendentes atrações.

    São lembranças que ficam tatuadas na memória e que fazem a vida valer a pena.

    Para quem gosta de explorar cavernas, o Parque de Terra Ronca é um paraíso, e quem acha que não gosta, certamente mudará de opinião.

  • Publicações mais recentes...

    O que fazer em Rodes, na Grécia
    Descobrindo a Itália - Sardenha, a remota ilha dos atuns!
    China - Encantos do País do Dragão

    Márcia Pavarini
    Ao longo de vários anos Márcia Pavarini percorreu o mundo viajando por todos os continentes e até aos Pólos. Foi anotando suas aventuras em diários que, hoje, perfazem aproximadamente 5.000 páginas. Ela esteve, até agora, em 240 países, de acordo com o critério de contagem da Travelers Century Club TCC. Na Coluna “Diário das 1001 Viagens” Márcia Pavarini divide com os internautas, do Portal, as experiências vivenciadas durante suas andanças.








     
    Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2005 - Todos os direitos reservados