Vista do Villa Branca Website Portal Jacareí Fanpage Portal Jacareí
Home | Cadastre sua Empresa | Créditos                                                                              Quinta, 28 de Março de 2024
Logotipo Portal Jacareí
Acesso à página principal


  • Envie uma mensagem para Marcia Pavarini...
  • Outras matérias já publicadas...


    Penedo - A Finlândia Brasileira
    Postado em 01/01/2013

    Por Marcia Pavarini

    Aos pés da Serra Mantiqueira, em meio à Mata Atlântica, cercada pela generosa natureza, entre rios, cachoeiras e cascatas, está a charmosa cidade de Penedo, hoje um refúgio de paz e tranquilidade, entre os Estados do Rio e São Paulo.

    Penedo está localizado no Estado do Rio de Janeiro, às margens da Rodovia Presidente Dutra (BR-116) que liga o Rio de Janeiro a São Paulo. Além de ser uma das mais belas paisagens do país, (pois fica num ponto central, ao pé da serra) tem o privilégio de oferecer acesso fácil a outros destinos turísticos aos visitantes: Parque Nacional do Itatiaia, Serrinha do Alambari e Visconde de Mauá.

    O Rio das Pedras nasce no Pico das Agulhas Negras e desce cortando todo o vale de Penedo, formando em seu curso pequenos lagos e belas cachoeiras com piscinas naturais.

    A arquitetura, decoração, culinária, os chocolates e quitutes de Penedo fazem parte da tradição da antiga Colônia Finlandesa que fundou a cidade.

    A PEQUENA FINLÂNDIA

    Conta a História que, lá na longínqua Finlândia, o finlandês Toivo Uuskallio teve a inspiração de desbravar as Terras tropicais do Sul. E, assim,Toivo, junto com sua esposa Liisa e mais alguns conterrâneos, deixou sua Terra Natal para desembarcar no Rio de Janeiroe m 1927.

    Depois de um período de aclimatação e conhecimento dos costumes do novo país, Toivo e seus conterrâneos acharam um local ideal para implantar uma colônia finlandesa, adotando uma vida natural, com alimentação vegetariana, abstenção de bebidas alcoólicas, chá e café. Esse local era Penedo.

    Entre eles, praticava-se uma lavoura de subsistência, e cultivavam-se viveiros de mudas de laranja, cuja venda constituía a principal fonte de renda da colônia.

    A Colônia, com seus habitantes louros e costumes diferentes, a sauna por eles introduzida, seus bailes com polcas, mazurcas e tangos, começou a atrair turistas e curiosos.

    A boa comida, e a vida simples e agradável fazia com que os visitantes voltassem e recomendassem aos amigos. Foi nesse período que a indústria hoteleira de Penedo teve seu início.

    Aliado à beleza natural, o vilarejo de Penedo oferece uma vasta e variada rede hoteleira, restaurantes de alta qualidade, lojas de artesanato e um comércio local diversificado, bem ao gosto de quem procura a região para fugir da agitação dos grandes centros urbanos.

    Para quem deseja conjugar paz, tranquilidade, e cenários de uma beleza sem precedentes, com ar puro, cachoeiras, fauna, flora encontrou o lugar: Penedo.

    Passeios mais importantes a partir de Penedo:

    As Três Bacias. Logo abaixo das Três Bacias, há uma piscina natural, conhecido comoPoço das Esmeraldas;
    O Rio das Pedras;
    Cachoeira de Deus;
    As Cachoeiras do Rio Palmital;
    Três Cachoeiras;
    Visita ao Pico do Penedinho;
    Galeria da Eila - famosa tapeceira finlandesa;
    Trilhas à Cavalo no From Penedo;
    Museu da D. Eva (A finalidade do museu é mostrar e contar algo sobre a Finlândia);
    Parque Nacional do Itatiaia;
    Prateleiras e Pico das Agulhas Negras;
    Visita à Pedra Sonora;
    Pesque-pague Recanto do Tambaqui

    Existem inúmeros Hotéis, Pousadas, Chalés e alojamentos para receber o visitante, com a característica hospitalidade Penedense.

    Aqui vai a dica: A Pousada Donna Rose, antiga “Trilha Pousada” bem em frente às “Três Cachoeiras”, oferece uma ótima acomodação, com quartos em estilo rústico forrados com toras de madeira. Além de limpa, dispõe de colchões e travesseiros confortáveis, ar condicionado, TV, Frigobar, Wi-fi grátis, estacionamento. Mas o que mais cativa o hóspede é o café da manhã, com diversas frutas frescas, suco, queijos, frios, bolos, doces, wafles e outras infinidades de quitutes, num ambiente acolhedor, na batuta da carismática proprietária a “Dona Rose”.

  • Publicações mais recentes...

    O que fazer em Rodes, na Grécia
    Descobrindo a Itália - Sardenha, a remota ilha dos atuns!
    China - Encantos do País do Dragão

    Márcia Pavarini
    Ao longo de vários anos Márcia Pavarini percorreu o mundo viajando por todos os continentes e até aos Pólos. Foi anotando suas aventuras em diários que, hoje, perfazem aproximadamente 5.000 páginas. Ela esteve, até agora, em 240 países, de acordo com o critério de contagem da Travelers Century Club TCC. Na Coluna “Diário das 1001 Viagens” Márcia Pavarini divide com os internautas, do Portal, as experiências vivenciadas durante suas andanças.








     
    Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2005 - Todos os direitos reservados