Vista do Villa Branca Website Portal Jacareí Fanpage Portal Jacareí
Home | Cadastre sua Empresa | Créditos                                                                              Sexta, 29 de Março de 2024
Logotipo Portal Jacareí
Acesso à página principal


  • Envie uma mensagem para Marcia Pavarini...
  • Outras matérias já publicadas...


    Noruega, Natureza Prodigiosa
    Postado em 16/03/2016

    Por Marcia Pavarini

    Ano passado viajei à Noruega para conhecer e fotografar, entre outras belezas naturais, o extraordináriao penhasco Preikestolen, que despenca 604 metros verticalmente sobre o magnífico fiorde Lysefjiord, classificado pelo guia internacional de viagem “Lonely Planet” e pela “CNN GO Travel Magazine”, como uma das mais espetaculares vistas e atrações naturais do mundo e declarado como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

    FIORDES DA NORUEGA - Natureza Prodigiosa
    Fotos e texto Márcia Pavarini

    A Noruega é conhecida como o país dos fiordes. Os fiordes situam-se principalmente na costa oeste da península escandinava, na região de Stavanger, onde existem centenas de ilhas, que se comunicam através de pontes suspendas, túneis subaquáticos ou ferrys.

    Olhando no mapa, dá a impressão que a região é formada por um quebra-cabeça de ilhas, cujas peças não se encaixam.

    Afinal o que é fiorde?

    São as enormes entradas de mar entre as altas montanhas rochosas, com pouco espaço entre elas, formando uma espécie de corredor de água entre os penhascos.

    Essas entradas podem chegar a centenas de quilometros da costa para o interior. Os fiordes são longos e quase tão profundos quanto as altas falésias que o circundam.

    Eles  têm origem na erosão das montanhas devido ao degelo durante milhares de anos e contituem um dos elementos mais emblemáticos da paisagem da Noruega.

    Um dos fiordes mais famosos é o chamado Lysefjord. Com 42km de comprimento, percorre seu caminho entre paredões rochosos que atingem quase 1000 metros de altura.

    É no Lysefjiord que se encontram as principais atrações da região: o penhasco Preikestolen (Pulpit Rock) e o Kjerag.


    PREIKESTOLEN – A PEDRA DO PÚLPITO

    A tradução do nome norueguês Preikestolen é “Púlpito do Pregador”, mais conhecido como “Pulpit Rock”. Com 604 m de altura, o Pulpit Rock  desce verticalmente até as águas do Lysefjiorde, projetando-se sobre ele em forma de pulpito, daí o nome: Pulpit Rock.


    A paisagem parece ter nascido de uma inspiração surreal da natureza. Aquele paredão vertical que se perde de vista lá em baixo, nas águas do Lysefjiord, é um dos panoramas mais extraordinários que já visitei.



    A trilha de, aproximadamente 2 horas, requer condicionamento físico. O caminho é íngreme, acidentado e com grandes pedras a serem transpostas.


    Depois de uma escarpada e empenhativa subida avista-se o vertiginoso perfil da rocha. É o momento mais emocionante do passeio. A visão do Pulpit Rock é estarrecedora.

    O topo do Preikenstolen é praticamente plano, com um formato quadrado, medindo, aproximadamente, 25 x 25 metros, onde os visitantes se pendem, se esticam e se deitam para olhar lá em baixo, inebriando-se com a desafiadora beleza da paisagem. A dramática vista impressiona e hipnotiza milhares de aventureiros todos os anos.

    É uma grande atração turística da Noruega. Durante os quatro meses do verão, cerca de 200.000 pessoas percorrem os 3,8 km de caminhada até o Preikestolen, fazendo dele uma das atrações turísticas mais visitadas do país.

    Sentar-se na beirada do penhasco, com os pés pendendo sobre o  vazio de 604 metros abaixo, para admirar do alto, o encanto do fiorde, é um experiência mágica, pura epifania.

    Existem vários caminhos que partem de diversas direções para se chegar até o Parque Nacional de Preikestolen (entre elas: a partir de Oslo, de Bergen ou de Stavanger).

    Entrei no país pela Dinamarca, onde embarquei num ferry na cidade de Hirtshal até Stavanger (Hirtshal na Dinamarca >12hs de ferry> Stavanger na Norugega). É de Stavanger que partem os ferrys para o pequeno porto de Tau (apenas 40 minutos de travessia). Tau está a 25 minutos de carro da vila de Joperland, onde ficam os alojamentos e onde começa a trilha para o Preikestolen.


    KJERAG – UMA ROCHA NO AR


    (google)

    O Kjierag é outra atração presente na zona. Este majestoso pico, ergue-se com seus 1.110 metros sobre o mesmo Lysefjiord, já no município de Forsand. Ali, a 984 metros, encontra-se uma gigantesca rocha suspensa no ar, só não cai porque está travada entre dois paredões de granito.

    A trilha de escalada mais fácil até o Kjerag é a partir do Centro de visitantes Oygardsstolen, com aproximadamente 3horas de caminhada (só ida). A subida é cansativa, mas vale a pena encarar.

    É possível subir na rocha sem equipamento, mas é necessário equilibrar-se entre uma queda direta de 241m de um lado, e de outro, um gradiente de 735 metros até as águas do Lysefjiord.

    O Kjerag é uma base para saltos de paraquedistas (base jumpers).


    IRANGER FJORD – O REI DOS FIORDES

    Outa encantadora atração da Noruega, inserida no elenco do Patrimônio Mundial da UNESCO, é o Geiranger Fjord, considerado o Rei dos Fiordes.



    Serpenteando montanhas escarpadas de onde despencam cachoeiras de até 400 m de altura, o Geiranger constitui a mais bela paisagem da Noruega.

    São aproximadamente 20km desde o seu berço até a bifurcação com outro fiorde, que dá acesso para o mar aberto.

    Na parte mais profunda, o Geiranger tem 260 metros. Durante a temporada (que começa em 1º de maio), centenas de navios de Cruzeiro, botes e barcos de passeio, navegam nas águas verde-esmeralda do Geiranger Fjiord.


    A vila do mesmo nome (Geiranger) funciona como infraestrutura desse movimentado ponto turístico da Noruega, com Hotéis de luxo, restaurantes e inúmeros comércios de produtos típicos e artesanato.

    Da colina, pouco antes de se chegar ao Geiranger, se tem uma estonteante vista panorâmica do Geiranger.

    O Geiranger Fjiord fica cerca de 455km a oeste de Oslo.

    Os fiordes da Noruega estão na lista das geografias mais espetaculares da Terra.


    Fonte: Reprise Márcia Pavarine 2013


  • Publicações mais recentes...

    O que fazer em Rodes, na Grécia
    Descobrindo a Itália - Sardenha, a remota ilha dos atuns!
    China - Encantos do País do Dragão

    Márcia Pavarini
    Ao longo de vários anos Márcia Pavarini percorreu o mundo viajando por todos os continentes e até aos Pólos. Foi anotando suas aventuras em diários que, hoje, perfazem aproximadamente 5.000 páginas. Ela esteve, até agora, em 240 países, de acordo com o critério de contagem da Travelers Century Club TCC. Na Coluna “Diário das 1001 Viagens” Márcia Pavarini divide com os internautas, do Portal, as experiências vivenciadas durante suas andanças.








     
    Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2005 - Todos os direitos reservados