Vista do Villa Branca Website Portal Jacareí Fanpage Portal Jacareí
Home | Cadastre sua Empresa | Créditos                                                                              Sábado, 27 de Abril de 2024
Logotipo Portal Jacareí
Acesso à página principal


  • Envie uma mensagem para Marcia Pavarini...
  • Outras matérias já publicadas...


    China - Encantos do País do Dragão
    Postado em 11/05/2023

    Márcia Pavarini
    Textos e fotos



    Existem lugares que ficaram gravados em minha memória pela diversidade de atrações, pela cultura milenar, pela beleza das paisagens, culinária, arte e tradições, um desses lugares é a China,



    Com um braço estendido à tradição imperial, e outro à modernidade, a China nunca esteve tão em voga como atualmente.  De mãos dadas com o Ocidente, a China é o país que mais cresce economicamente no mundo.



    A capital Pequim, ou Beijing, leva o visitante a templos milenares, aos altos e baixos da Grande Muralha, e às avenidas marcadas pelos sinais de constante progresso. O desenvolvimento dos grandes centros coexiste em perfeita harmonia com as tradições dos bairros, onde é possível penetrar no cotidiano de um povo que carrega as raízes de seus antepassados.



    Quem quiser fugir da modernidade do trânsito, pode experimentar um indispensável passeio pelos sinuosos HUTONGS, que são os bairros de casas centenárias, reunidas em torno de pátios, que abrigam remanescentes das famílias imperiais.





    Outro passeio imperdível, é pela rua principal de compras, a WANGFUJING DAJIE, onde barracas de quinquilharias vendem de tudo, como espetinhos de escorpião, de cigarra, estrela-do-mar, de grilo, libélula, cavalo marinho e de centopeia. E olha, são iguarias muito apreciadas e consumidas pelos locais.





    Estranho? E o que falar então das superstições do povo? Uma das mais curiosas é que, em muitos prédios, não há os andares 4,14 e 24, porque o ideograma do número 4 lembra o da morte.

     

     


    A GRANDE MURALHA E A CIDADE PROIBIDA – CARTÔES POSTAIS DE BEIJING

     




    Conhecer a Grande Muralha é um passeio obrigatório para quem vai à China. O trecho mais visitado é Badaling, a 70 Kmk de Pequim. A construção começou em 221 a.C. para defender o país das invasões mongóis. É a maior obra já feita pelo homem, com 7,3 mil km de extensão.





    Não há dúvida, além da Grande Muralha, o local mais visitado é a CIDADE PROIBIDA, que consiste no maior complexo de palácios do país.





    Os 720 mil metros quadrados da área, cercada por muros de 10 metros de altura, com cerca de 90 pátios e 8,7 mil cômodos, impressionam qualquer um. Não era por acaso que os antigos imperadores acreditavam viver no centro do universo.





    Entre 1420 e 1911, a Cidade Proibida funcionou como residência das dinastias Ming e Qing, e sua corte de eunucos, esposas e concubinas.





    A China é um país enorme e diverso, com muitas atrações turísticas populares, portanto, existem inúmeros e famosos destinos, a partir da capital Beijing.
     




     

    Os roteiros mais tradicionais seguem por XIAN, onde fica o famosíssimo EXÉRCITO DE TERRACOTA, com as esculturas em tamanho natural de oito mil soldados, 130 carruagens com 520 cavalos e 150 soldados de cavalaria, tudo feito em Terracota. Outros destinos, são: SHANGAI, uma cidade industrial, cujo símbolo é o templo do Buda de Jade; GUILIN, onde é possível realizar cruzeiros pelo Rio Li Jang, que corta os vales verdejantes mais belos do país; e a majestosa cordilheira HUANGSHAN, com seus picos de granito.







    Parque Geológico Zhangye Danxia

    Entretanto, nada se compara com a beleza das incríveis montanhas multicoloridas de ZHANGYE DANXIA, que exibe, imponente, suas vibrantes cores, resultado de 24 milhões de anos de depósitos minerais. O Parque geológico de Danxia é um dos cenários mais extraordinários que visitei na China, onde os paredões das montanhas mais parecem ter sido pintados à mão.
     




     

    Se você está planejando uma viagem à China, aqui estão algumas informações úteis que podem ajudá-lo.

    Para entrar na China, você precisará de um visto de turista. Certifique-se de ter um passaporte válido e outras documentações necessárias para a sua viagem.

    A China tem uma cultura muito rica e diversificada, e é importante respeitar as tradições e costumes locais. Alguns costumes incluem tirar os sapatos antes de entrar em uma casa ou templo, não tocar a cabeça das pessoas, não apontar com o dedo e não fazer perguntas pessoais. Além disso, lembre-se de seguir as leis locais, especialmente em relação a coisas como fumar em áreas públicas e atravessar a rua.

    A língua oficial da China é o mandarim, mas existem 292 dialetos regionais, mas muitas pessoas também falam inglês. No entanto, pode ser útil aprender algumas palavras e frases básicas em mandarim para se comunicar melhor com as pessoas locais.
     

    CURIOSIDADES DO PAÍS DO DRAGÃO




    • A China é o país mais populoso do mundo, com mais de 1,4 bilhões de habitantes.

    • A medicina tradicional chinesa inclui acupuntura, moxabustão, ventosas e ervas medicinais.

    • A China é o país com a maior população de budistas, taoístas e confucionistas do mundo.

    • O Festival da Primavera, também conhecido como Ano Novo Chinês, é a celebração mais importante do ano na China e é comemorado em janeiro ou fevereiro, dependendo do calendário lunar.

    • O chá é uma bebida muito importante na cultura chinesa, e existem muitos tipos diferentes de chá produzidos na China, como chá verde, chá preto, chá oolong e chá branco.

    • O Panda gigante, que é nativo da China, é um dos animais mais amados do mundo e é considerado um tesouro nacional na China.

    • A China é conhecida por sua rica história e cultura, que remonta a milhares de anos, e suas contribuições para a arte, literatura, filosofia, ciência e tecnologia são imensuráveis.

    • Por fim, lembre-se de que a China é um país em constante mudança e desenvolvimento, então esteja preparado para algumas diferenças culturais e de estilo de vida.
     

    Aproveite sua viagem e boa sorte!

  • Publicações mais recentes...

    O que fazer em Rodes, na Grécia
    Descobrindo a Itália - Sardenha, a remota ilha dos atuns!
    Kiev - A mais bela cidade da Ucrânia

    Márcia Pavarini
    Ao longo de vários anos Márcia Pavarini percorreu o mundo viajando por todos os continentes e até aos Pólos. Foi anotando suas aventuras em diários que, hoje, perfazem aproximadamente 5.000 páginas. Ela esteve, até agora, em 240 países, de acordo com o critério de contagem da Travelers Century Club TCC. Na Coluna “Diário das 1001 Viagens” Márcia Pavarini divide com os internautas, do Portal, as experiências vivenciadas durante suas andanças.






    + Dicas do Portal
    Imagem Dica do Portal, O filme: GARFIELD - Fora de Casa!


     
    Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2005 - Todos os direitos reservados