Vista do Villa Branca Website Portal Jacareí Fanpage Portal Jacareí
Home | Cadastre sua Empresa | Créditos                                                                              Sábado, 27 de Abril de 2024
Logotipo Portal Jacareí
Acesso à página principal


  • Envie uma mensagem para Marcia Pavarini...
  • Outras matérias já publicadas...


    O que fazer em Rodes, na Grécia
    Postado em 01/12/2023

    Por Márcia Pavarini

     10 PRINCIPAIS PONTOS TURÍSTICOS EM RODES

    Considerada o berço da civilização ocidental, e dona das mais belas praias do mundo, a Grécia é um dos destinos mais cobiçados pelos viajantes, não só por suas idílicas ilhas, banhadas por águas de incontáveis tons de azul, mas também por seu esplendor cultural e pelos seus sítios arqueológicos.

    Mais de 6 mil ilhas, distribuídas em seis arquipélagos principais, compõem o mapa desse país encantador, mas apenas cerca de 227 são habitadas, cada uma com suas belezas, paisagens extraordinárias, história e atividades turísticas.

    Nesse post você vai descobrir quais são os principais pontos turísticos, as melhores praias, onde ficar, como se locomover e outras dicas de uma das ilhas mais visitadas da Grécia: a Ilha de Rodes (ou Rhodes).

    Se você está buscando um lugar para relaxar, ou férias românticas, uma viagem cultural ou de aventura, Rodes proporciona tudo o que o seu coração deseja.

    Rodes está localizada no arquipélago do Dodecaneso, no sudoeste da Grécia e a nordeste de Creta. Banhada pelo mar Egeu, tem cerca de 1.400 km², sendo a maior ilha do seu arquipélago.

    Rodes (ou Rhodes) é famosa por seus incríveis resorts, praias e sítios arqueológicos, e também pela deliciosa gastronomia mediterrânea.

    A ilha de Rodes é renomada desde a antiguidade como o local que abrigava o famoso Colosso de Rhodes, uma estátua do titã-deus do Sol, Hélios, de 33 metros, o que a tornava uma das mais altas estátuas do mundo antigo, erguida em 280 a.C. e destruída durante um terremoto de 226 a.C. A gigantesca estátua foi classificada como uma das 7 maravilhas do mundo antigo.

     

    O QUE VER EM RODES

    1 - CIDADE MEDIEVAL – Visita à Fortaleza dos Cavaleiros Hospitalários de Saint John.
    Entre os séculos XIII e XVI, os Cavaleiros Cristãos de Saint John, (originários de uma ordem beneditina do século XI, durante as Cruzadas) transformaram a capital insular de Rodes, numa cidade fortificada, com muralhas de mais de 4 Km, capazes de resistir às investidas dos inúmeros conquistadores. Apesar da inexpugnável fortificação, em 1522 cidade caiu sob domínio do Império otomano, após um cerco de 6 meses,

    As imponentes muralhas que circundam a cidade Medieval de Rhodes, dominam a paisagem. A extraordinária cidade velha murada, é uma das mais bem preservadas cidades medievais da Europa, ela foi tombada pela UNESCO como Patrimônio Histórico Mundial.

    Andar pelas ruelas da cidade medieval de Rodes, é como entrar no túnel do tempo. A melhor forma de desfrutar da atmosfera, é fazer um circuito pelas estreitas ruas pavimentadas com pedrinhas circulares, e admirar o Palácio do Grande Mestre, as igrejas Gótica e Bizantina, os minaretes e mosques, a parte muçulmana da cidade, a Rua dos Cavaleiros, e as intrigantes fontes. Tudo é tão preservado, que até parece cenário de cinema.

    Lugares para visitar na cidade medieval:

    - Palácio do Grão-Mestre dos Cavaleiros de Rodes.
    A cidade medieval de Rodes, é um ponto turístico imperdível. A edificação mais atrativa da cidade medieval, é sem dúvida, o chamado “Palácio do Grande Mestre”.  O palácio exibe duas imponentes torres na fachada, que ladeiam um portal em forma de arco. O tour guiado é uma ótima opção, para mergulhar na história e no clima medieval do local.

    - Igrejas e museu de arte Bizantina, com os belos afrescos e ícones da era bizantina.

    - Mesquita Suleiman – Construído após a conquista otomana em 1522.

    - Rua dos Cavaleiros.
    Um dos maiores atrativos na cidade medieval, além do palácio, são as chamadas RUAS DOS CAVALEIROS. Essas atrativas ruas são pavimentadas com pedrinhas circulares, formando uma espécie de mosaico. Ela atravessa o coração da cidade antiga, e está ladeada pelos sete albergues, que ofereciam refúgio aos peregrinos.

    Os Cavaleiros de São João (Saint John) chegaram a Rodes no século XIV para proteger os peregrinos que iam à Terra Santa.

    “Bazaar” de Suvenires – É impossível não se encantar com as lojinhas ao longo do passeio pela cidade. Depois da visita à cidadela, é hora de circular pelo “Bazaar” pelas chamativas lojas de souvenir, saborear a deliciosa culinária mediterrânea, tomar um refrescante suco, ou café gelado, nos inúmeros bares e restaurantes da redondeza.

     

    O QUE VER FORA DAS MURALHAS

    Nea Ágora ou Cidade Nova, é a Rodes moderna, que respira uma atmosfera cosmopolita, exibindo arranha céus de frente para o mar, restaurantes, mercados, e lojas de grife. O edifício mais notável é a Catedral da Anunciação, com campanário quadrado.

    2) MANDRAKI – Era o nome da antiga cidade portuária de Rodes. Na embocadura do porto, ficavam duas colunas, onde elevava-se a famosa estátua do Colosso de Rodes, com seus 33 metros de altura e 70 toneladas. Segundo os historiadores, as pernas do Colosso ligavam as duas margens do canal, por onde os barcos adentravam no porto, depois de passarem por baixo das pernas da estátua do Titã. 
    Atualmente, as colunas abrigam duas estátuas de cervos em bronze, o símbolo da cidade. Desse porto, saem os iates e barcos que fazem excursões para as ilhas próximas e para a Turquia.

     

    EXPLORE AS REDONDEZAS DE RODHES


    Terma de Kalithea - Crédito:Turismo Grecia

    3) Banhos termais de Kalithea – Na parte leste da ilha de Rodes, a poucos quilômetros da bela praia de Faliraki, fica a terma de Kalithea, antiga fonte termal de cura, hoje um complexo arquitetônico cheio de magia, para quem busca paz e diversão para suas férias.

    4) Acrópole de Lindos

    Depois da cidade murada, Lindos é o local mais visitado de Rodes, não só pela beleza da paisagem, como pelo preservado sítio arqueológico, e sua magnifica baía, com a praia de águas cristalinas.

    Localizado no alto de uma montanha, a 112 metros acima do nível do mar, e a 50 km da capital homônima de Rodes, Lindos abraça a baía em forma de anfiteatro, com casinhas brancas, construídas na encosta da montanha em estilo mediterrâneo. É imperdível passear através das estreitas ruelas dotadas com chamativas lojas de souvenir, cafés e restaurantes.

    No topo da vila de Lindos, fica a famosa Acrópole, uma cidade fortificada, circundada por muralhas Helenísticas de onde se desfruta de um extraordinário panorama de toda baía. 
     
    5) O Vale dsa Borboletas


    Borboleta da espécie Jersey Tiger - Crédito: Jasius, The Telegraph UK

    Na parte oeste de Rodes, perto da vila Theologos, fica o Vale das Borboletas, lar da bela espécie de borboleta Jersey Tiger.

    O clima ameno dessa reserva natural, atrai essas raras borboletas para reprodução. Explorar o parque, pelos estreitos caminhos, atravessar pontes de madeira, e admirar as borboletas pousadas nas arvores, é uma experiência indescritível.

    6) Praia Kallithea – A bela praia de Kallithea é um idílico local, com águas turquesas, ideal para a natação, snorkel, ou apenas para relaxar. Ela fica apenas 8 km da cidade de Rodes.

    7) Praia Thanbika – Uma longa extensão de areia dourada espera por você para nadar em águas azul-turquesa, relaxar ao sol e se divertir num cenário incrível.


    Baía de Anthony Quinn - Crédito: Greece Travel Ideas

    8) Baía de Anthony Quinm – Essa pitoresca praia foi batizada com o nome do imortal ator Anthony Quiin, em 1961, quando o local foi cenário do filme “Os Canhões de Navarone”, cuja película ele foi protagonista. Localizada entre as praias de Faliraki e Ladiko, ela oferece águas calmas, de tons esmeralda.

    9) Elli Beach – Bem perto da cidade/capital de Rodes, essa praia de águas claras, é uma ótima opção, para passar horas relaxantes, sem se afastar do centro. Oferece facilidades como espreguiçadeiras de praia, guarda-sóis, além de bares e restaurantes ao longo da orla.

    10) Passeio de Barco pela Ilha – Esse é um passeio imperdível. O itinerário inclui várias praias e você terá a oportunidade de conhecer as mais belas num só dia. O roteiro inclui a baía de Anthony Quinn, a paradisíaca praia Tsampika, para nadar e fazer snorkel, a praia Afandou e Grutas de Traganou e praia Kallithea.

    Um delicioso buffet a bordo está incluído no valor do passeio. Para maiores informações sobre o passeio é só acessar o link: Passeio de barco pelas praias de Rodes - Reserve em Civitatis.com Brasil. A dica é reservar com antecedência.

    OUTRAS PRAIAS PARA CURTIR EM RODES

    Praia de Lindos, localizada na baía de lindos, ela fica abaixo da aldeia, é uma ótima opção para dar um mergulho depois de visitar a Acrópole.

    Praia Pefki, localizada a 4 km de Lindos, é um local tranquilo para relaxar.

    Praia Mandomata de Nudismo. Se você for adepto ou simpatizante do naturismo, não pode deixar de ir à praia Mandomata, uma bela praia de águas calmas e cristalinas, muito bem frequentada, com facilidades de aluguel de espreguiçadeiras e guarda-sóis.

    Praia Prasonisi, localizada no extremo sul da ilha, é uma das praias mais interessantes que visitei em Rodes, ela separa e o Mar Egeu do Mediterrâneo, num cenário de tirar o fôlego. Prasonisi é o paraíso dos surfistas, e para praticantes de Kit Surfing devido aos potentes ventos que sopram ali. A atmosfera é animada, com vários restaurantes e lojas de aluguel de surf. Vale a pena conferir.


    Praia de Prasonisi - Crédito: Unique Destination

     

     

    COMO CHEGAR EM RODES

    - Vários voos diários, da cia aérea AegeanAir, ligam Atenas a Rodes. Existe a opção de chegar em Rodes de Ferry, a partir de Karpatos (6 horas), ou de Fethiye, no litoral da Turquia (1h30).

     

    COMO SE LOCOMOVER EM RODES

    A ilha tem um sistema de transporte público eficiente. É possível chegar nas principais praias de ônibus com passagens a menos de 2 euros.

    Há também a opção de alugar um carro (no aeroporto), ou contratar excursões de barco, ou tours.

     

    ONDE FICAR EM RODES (preços atualizados nos links dos hotéis)

    Evdokia Hotel - localizado na cidade velha de Rodes, a cerca de 100 metros do porto. Tem uma área de estar partilhada, um terraço com vista para a cidade e quartos com acesso Wi-Fi gratuito. http://www.evdokiahotel.com/.

    New York Hotel – Excelente localização, na cidade de Rodes, a 600 metros do Porto de Mandraki. O acesso Wi-Fi é gratuito em todas as áreas. https://newyorkrhodes.reserve-online.net/about.

    Lindos View Hotel – Este hotel fica na bela cidade de Lindos, tem duas piscinas e uma bela vista. https://www.lindosview.gr/.

    Labranda Kiotari Miraluna – Para quem curte as facilidades de um resort, este é uma ótima opção, localizado à beira de uma linda praia de águas cristalinas, com inúmeras piscinas, 6 restaurantes, 5 bares, SPA. Na diária está tudo incluído, ou seja, todas as refeições e bebidas. Ele fica a pouco mais de 50km ao sul da cidade de Rodes. https://www.rome2rio.com/pt/s/Labranda-Kiotari-Miraluna-Resort/Rodes.

    Descubra a mágica ilha de Rodes, onde as águas cristalinas do Mar Egeu acariciam as areias douradas de suas praias, e viva uma experiência única e inesquecível.


    Fonte: Marcia Pavarini


  • Publicações mais recentes...

    Descobrindo a Itália - Sardenha, a remota ilha dos atuns!
    China - Encantos do País do Dragão
    Kiev - A mais bela cidade da Ucrânia

    Márcia Pavarini
    Ao longo de vários anos Márcia Pavarini percorreu o mundo viajando por todos os continentes e até aos Pólos. Foi anotando suas aventuras em diários que, hoje, perfazem aproximadamente 5.000 páginas. Ela esteve, até agora, em 240 países, de acordo com o critério de contagem da Travelers Century Club TCC. Na Coluna “Diário das 1001 Viagens” Márcia Pavarini divide com os internautas, do Portal, as experiências vivenciadas durante suas andanças.






    + Dicas do Portal
    Imagem Dica do Portal, O filme: GARFIELD - Fora de Casa!


     
    Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2005 - Todos os direitos reservados