Hangar que guarda um pouco da memória da
história da aviação e de equipamentos
tecnológicos
Uma opção de lazer para joseenses e turistas é o Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB). Construído em 2004, o MAB mantém viva a memória das conquistas do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial) e do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica). O acervo está distribuído nos ambientes Ensino, Aeronáutica, Defesa, Espacial e Pesquisas Associadas.
O ambiente Aeronáutica expõe as primeiras e as principais pesquisas do DCTA, incluindo motores, motor a álcool (veículo Dodge) e maquetes de ensaio em túnel de vento. O destaque fica para o foguete VLS-1 (Veículo Lançador de Satélite), desenvolvido pelo DCTA.
Os visitantes poderão conhecer ainda diversas aeronaves, entre elas o segundo protótipo do Bandeirante, primeiro avião desenvolvido e fabricado em série no Brasil, e um painel dedicado ao tenente-brigadeiro-do-ar Paulo Victor da Silva, considerado o precursor da indústria aeronáutica brasileira, complementam esse setor.
O ambiente Ensino tem algumas curiosidades no acervo, com destaque para o primeiro aparelho de fax utilizado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e o protótipo da primeira urna eletrônica.
Instalado numa área de 75 mil metros quadrados que preserva a fauna e a flora existentes no campus, o MAB abriga, além do salão de exposição, auditório com capacidade para 120 pessoas. O local possui ainda estacionamento e uma área para alimentação com vista para o lago. No ano passado, de acordo com a diretoria, o número de visitantes no Memorial ficou em média de 1200 pessoas.
As visitas durante a semana devem ser agendadas e podem ser realizadas de terça a quinta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h; as sextas-feiras das 8h às 12h. Aos sábados, domingos e feriados (exceto Natal, Ano Novo, Carnaval e Semana Santa), o Memorial é aberto ao público das 9h às 17h, sem necessidade de agendamento. Outras informações no site do MAB.